Otimização do Fluxo Logístico de Transporte, Armazenamento e Distribuição com Caixas Retornáveis

A otimização do fluxo logístico de transporte, armazenamento e distribuição com caixas retornáveis responde à necessidades das empresas que buscam mais eficiência e menos custo.

Reconhecidamente, toda empresa – pequena, média ou grande – precisa conhecer seus fluxos logísticos.

Ou seja, isso significa mapear todas as operações desde a chegada das matérias-primas ou dos produtos acabados em seus depósitos até a entrega dos pedidos ao cliente final.

Nesse processo estão contidas todas as informações necessárias para elaborar as soluções logísticas da empresa.

Etapas do fluxo logístico

A seguir, vejamos as principais etapas do fluxo logístico de uma empresa:

📌 Recebimento, seleção e registro de produtos;

📌Gestão de estoque;

📌 Separação dos pedidos e preparação para entrega ou picking;

📌 Envio.

Inequivocamente, monitorar todas essas etapas é de suma importância, pois falhas apresentadas em uma delas podem afetar todas as demais.

Por outro lado, monitorar o fluxo logístico permite conhecê-lo e otimizá-lo em um processo contínuo e constante.

Indo além, otimizar o fluxo logístico hoje, significa incorporar a automação ou, em outras palavras, implementar soluções inteligentes em todas as suas etapas.

Evidentemente, a gestão otimizada do fluxo logístico de uma empresa é o seu grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, neste artigo, vamos abordar dois pontos essenciais da cadeia de suprimentos no mercado varejista – a utilização de caixas retornáveis e o seu monitoramento inteligente, através das soluções inovadoras propostas pela HB SMR.

A solução HB SMR. Primeira parte: caixas retornáveis

A HB SMR oferece ao mercado varejista brasileiro uma solução completa para otimizar o fluxo logístico de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as caixas HB e como elas otimizam os processos logísticos internos de uma empresa, relacionados a armazenamento e deslocamento das mercadorias para exposição ou para expedição.

As caixas HB são produzidas em plástico FoodSafe, ultra resistente.

Seu design inovador prevê:

  • O encaixe entre as caixas e seu empilhamento, otimizando o controle de estoque e o transporte das mercadorias;
  • Ventilação interna, garantindo o frescor dos produtos;
  • Formas arredondadas, evitando choques e perdas;
  • Pegas ergonômicas que facilitam o manuseio;
  • Trava Lift Lock System e trilhos de encaixe, proporcionando total segurança durante os deslocamentos, ao mesmo tempo em que permite às caixas serem desdobradas e dobradas em apenas 2 segundos e, também por essa razão, as caixas HB são super paletizáveis.

Indiscutivelmente, essas especificidades das caixas HB favorecem o perfeito armazenamento dos produtos no estoque, assim como a segurança e a agilidade do seu transporte interno, pois elas passam facilmente para a empilhadeira, agilizando todo o processo.

Além disso, as caixas HB transformam-se em display nas gôndolas, eliminando, assim, as manobras necessárias para expor os produtos vindos do depósito.

Os formatos das caixas HB

Assim sendo, a HB SMR possui quatro formatos encaixáveis, os quais, combinados entre si, otimizam o fluxo logístico em todas as suas etapas.

Neste ponto é importante acrescentar que as caixas HB passam por um rigoroso processo de higienização, conferindo ainda maior confiabilidade ao transporte de produtos em geral, mas especificamente de produtos perecíveis como carne, panificados e hortifrutis.

Concluindo, as caixas HB reduzem o tempo com as manobras de carga e descarga, diminuem as perdas e o desperdício, minimizam os riscos operacionais e oferecem soluções tanto para o transporte, armazenamento quanto para a exposição de produtos.

A solução HB SMR. Segunda parte: rastreabilidade para otimizar o fluxo logístico

Evidentemente, o transporte externo de uma empresa pode contar com todas as vantagens das caixas HB mencionadas anteriormente.

No entanto, algo mais se faz necessário a partir de agora: quais medidas deverão ser tomadas para garantir a chegada das mercadorias ao seu destino?

Seguramente, a falta de uma solução adequada para otimizar o fluxo logístico de transporte, armazenamento e distribuição ocasiona imensos prejuízos em consequência da perda de caixas e do extravio de mercadorias.

Acrescenta-se a isso o tempo perdido para repor mercadorias não entregues no tempo certo e nas condições prometidas.

Nada pode reparar o desgaste da imagem de uma empresa frente aos seus consumidores quando tais problemas se acumulam.

Entretanto, esse cenário pertence ao passado. A HB SMR trouxe para o Brasil uma solução digital através do software HBGo, desenvolvido para monitorar, em tempo real, as caixas durante todo o percurso.

Trata-se de um sistema de rastreabilidade das caixas e, para isso, cada uma possui código de barras e QRCode.

Dessa forma, ao utilizar o HBGo, a empresa pode monitorar origem, localização e destino de cada caixa, assim como fazer agendamentos e tirar extratos sempre que necessário.

Tudo isso com o suporte integral da HB SMR.

Portanto, as empresas economizam na reposição de caixas e no transporte seguro de suas mercadorias.

A solução HB SMR. Terceira parte: a distribuição das mercadorias

Recapitulando, as empresas podem contar com a eficiência tanto das caixas HB quanto do sistema de rastreabilidade.

Mas, a HB SMR tem também uma solução inteligente para a distribuição das mercadorias.

O processo prevê as seguintes etapas:

  • As caixas saem do Centro de Distribuição HB SMR devidamente higienizadas e vão para o produtor;
  • Este carrega seus produtos e encaminha as caixas para o varejista que distribui entre suas lojas;
  • Após as vendas, as caixas são dobradas, paletizadas e voltam para a HB SMR, quando serão novamente higienizadas.
Infográfico demonstrando como as caixas retornáveis HB otimizam o fluxo logístico de transporte, armazenamento e distribuição
Infográfico demonstrando como as caixas retornáveis HB otimizam o fluxo logístico de transporte, armazenamento e distribuição.

Graças ao sistema HBGo todos os envolvidos podem acompanhar cada uma das etapas de transporte.

Comprovadamente, a utilização das caixas retornáveis e rastreáveis HB otimiza todo o fluxo logístico do varejo e a HB SMR está inteiramente disponível para implementar suas soluções inteligentes junto às empresas brasileiras.

Temos equipes de vendas capacitadas para atendê-los em nossos 12 Centros de Distribuição em diversos pontos do país.

Aguardamos seu contato!

Solicite seu orçamento.

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter