Pesquisar
Close this search box.

Boas Práticas em Embalagens para Transporte

As boas práticas em embalagens para transporte começam pela elaboração de um planejamento logístico rigoroso de todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Em se tratando de frutas, verduras, legumes e demais produtos delicados, a peça-chave desse planejamento são as embalagens.

Por outro lado, atualmente a embalagem faz parte da experiência do cliente. Trata-se de escolher uma embalagem que proteja os produtos, garantindo que eles cheguem às suas mesas em ótimo estado de conservação.

Dessa forma, produtos apresentados em embalagens rasgadas ou amassadas passam a impressão de também estarem danificados e, normalmente, são rejeitados pelos consumidores.

A seguir, vejamos quais são os pontos essenciais para realmente garantir as boas práticas em embalagens para transporte e evitar o desperdício de produtos, tempo e dinheiro.

Boas práticas em embalagens para transporte: por onde começar

Em primeiro lugar, vamos partir de uma definição possível de “boas práticas” – um conjunto de procedimentos ou de normas criados para garantir um padrão mínimo de qualidade, aceitos por todos os envolvidos em determinada área.

Em nosso caso, trata-se de práticas a serem respeitadas pelos atores da cadeia de suprimentos de frutas, verduras, legumes e outros produtos delicados.

Por fim, a própria ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – estabelece as normas para esse setor desde o plantio, passando pelo armazenamento, até a distribuição, a fim de preservar a segurança dos alimentos que chegarão à população.

Portanto, ao elaborar o planejamento logístico para o transporte de alimentos, os gestores devem começar considerando alguns pontos como:

  • O transporte deve ser exclusivo para esse tipo de produto;
  • Proteger a carga para evitar contaminação;
  • Manter condições satisfatórias de higiene;
  • Usar estruturas para a organização e proteção dos alimentos;
  • Apresentar o Certificado de Vistoria.

A partir desses itens, deduz-se a importância da embalagem na logística de produtos delicados, envolvendo:

A colheita

Muitas perdas acontecem no próprio momento da colheita. Uma embalagem adequada deve estar em condições de receber os produtos já nessa etapa.

O armazenamento

As embalagens são fundamentais na movimentação e no empilhamento dos produtos. Elas devem ser leves, mas resistentes para facilitar o manuseio, a carga e descarga. Muitas avarias podem acontecer nesses momentos.

O transporte

A embalagem deve ser projetada de forma a aproveitar ao máximo seu espaço interno, assim como o espaço dos caminhões para proteger os produtos e reduzir o número de viagens.

A exposição

Uma embalagem que atenda às reais necessidades de uma logística eficiente deve também servir como display nas gôndolas dos supermercados, evitando, dessa maneira, movimentações desnecessárias, reduzindo os desperdícios e aumentando o Shelf Life.

Qual o benefício das boas práticas em embalagens para o transporte, considerando-se a cadeia logística como um todo?

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, de 17/8/2022, até 2030 a humanidade vai desperdiçar 2,1 bilhões de toneladas de comida. Esse volume corresponderá a perdas de US$ 1,5 trilhão.

De acordo com a mesma reportagem, o mundo perde ou desperdiça um terço da produção de alimentos. Nos países de baixa e média renda, as perdas acontecem ainda nas etapas de produção e transporte. Em países com renda mais alta, o desperdício é maior entre varejistas e consumidores.

Além dos impactos econômicos, esse desperdício também causa impactos ambientais.

Sem dúvida, o grande benefício das boas práticas em embalagens para o transporte, especialmente de produtos perecíveis, é a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, diminuindo seu impacto ambiental, reduzindo danos e reciclando.

Assim como o consumidor se recusa a levar um produto cuja embalagem está visivelmente danificada, ele também exige o compromisso das marcas em questões relacionadas ao meio ambiente.

Hoje, manter-se no mercado é comprometer-se com a sustentabilidade em embalagens para transporte, armazenamento e distribuição, ou seja, em todas as etapas da cadeia logística.

Boas práticas em embalagem para transporte e a economia circular

Ao propiciar o desenvolvimento sustentável, a embalagem produzida e utilizada segundo as boas práticas, pode alimentar a economia circular:

  • Através do crescimento econômico menos dependente dos recursos naturais;
  • Eficiência na utilização de materiais e energia;
  • Diminuição da geração de resíduos;
  • Incentivo à reciclagem;
  • Implementação da logística reversa;
  • Compreensão de que todas as etapas da cadeia produtiva são interdependentes.

Como usar as Caixas HB de forma eficaz na logística e respeitando as boas práticas em embalagens para transporte

As Caixas HB são, na verdade, parte de um conjunto completo de soluções inteligentes para uma logística eficaz, respeitando as boas práticas em embalagens para transporte.

De um lado, seu material é o plástico Food SAfe 100% virgem, higienizável e reciclável.

De outro, suas formas interiores arredondadas protegem os alimentos e proporcionam o acondicionamento de um número maior de produtos.

Além disso, seu sistema de ventilação proporciona o frescor dos alimentos desde o produtor até o varejista.

São leves e resistentes e, por serem empilháveis, facilitam um melhor aproveitamento dos espaços nos veículos de transporte, assim como nos armazéns e centros de distribuição.

Nos supermercados, são exatamente a embalagem que atrai os consumidores, porque valorizam os produtos, além de conservá-los e aumentar o Shelf Life.

Caixas HB e sustentabilidade

As Caixas HB, além de conservarem o bom estado dos alimentos e de serem higienizáveis, reduzem o desperdício e, sobretudo, reduzem o impacto sobre o meio ambiente provocado pelo descarte inadequado de materiais como papelão e madeira.

Duram até 120 ciclos e, ao final desse período são corretamente recicladas.

Caixas HB e a economia circular

A HB SMR disponibiliza suas caixas através do sistema de pooling e esse é mais um exemplo de boas práticas em embalagens de transporte. As empresas podem solicitar as caixas na quantidade e no momento necessários, sem necessidade de investimento inicial em caixas próprias. Assim, também evitam preocupações com armazenamento e higienização.

A automação como elemento que articula todas as etapas da logística

Como vimos, as boas práticas em embalagem para transporte pressupõem a compreensão de que todas as etapas da cadeia logística estão interligadas.

O exclusivo software HB Go rastreia as Caixas HB em tempo real. Cada uma possui código de barras e QRCode. Todos os atores envolvidos na cadeia de suprimentos sabem exatamente onde as caixas estão, podendo obter relatórios em tempo real.

A automação também está presente na HB SMR no seu rigoroso processo de higienização das caixas, que reaproveita até 100% da água. Os efluentes são tratados de maneira a não causar impacto negativo no meio ambiente.

Ao escolher caixas para embalagens que respeitem as boas práticas para o transporte de frutas, verduras e legumes, escolha Caixas HB!

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter