Caixas para Logística: Transporte Interno ou Externo, Armazenamento e Picking

Caixas para Logística HB Transporte interno, externo, armazenamento e picking

Caixas para logística: transporte interno ou externo, armazenamento e picking

No momento atual, utilizar caixas para logística nas operações internas e externas, envolvendo transporte, armazenamento e picking, tornou-se um ponto crucial para as empresas em busca de redução de custos, otimização de resultados e construção de uma boa imagem de marca.

Afinal, a logística tem grande peso na satisfação e fidelização do cliente. Dela depende a entrega do produto nas condições e no prazo previstos, assegurando a melhor experiência de compra.

Especificamente em relação ao varejo, a logística é responsável por viabilizar o acesso do consumidor aos produtos nas prateleiras de lojas e supermercados.

No entanto, os custos envolvidos nas operações logísticas são reconhecidamente muito altos, consumindo grande parte da receita das empresas.

O desafio, portanto, tem sido implementar automação e modernas soluções inteligentes, um caminho sem volta em todos os setores e não seria diferente para o varejo.

As antigas rotinas não respondem mais às novas necessidades de eficiência e agilidade da indústria e do comércio.

Certamente, a mudança de comportamento e preferência dos consumidores têm exigido dos varejistas a adoção rápida de medidas para otimizar suas cadeias de abastecimento

Assim, incorporam ferramentas, tecnologias e materiais que atendam às expectativas em relação à qualidade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Dessa forma, o emprego de caixas retornáveis e rastreáveis para a logística é a resposta para essas demandas, envolvendo as rotinas de estoque, armazenamento, picking, expedição, entrega, transporte de retorno, enfim, as diversas etapas do transporte interno ao externo.

Nesse artigo, veremos como caixas retornáveis e rastreáveis otimizam toda a cadeia logística das empresas, proporcionando ganhos expressivos ao aproveitar melhor os espaços nos caminhões e nos armazéns, proteger os produtos e rastrear todo o trajeto do produtor ao consumidor final.

Caixas retornáveis e a gestão logística das empresas

O conjunto de fluxos para o controle de materiais e produtos em estoque e seu deslocamento interno é altamente beneficiado com a introdução de caixas plásticas e retornáveis na gestão logística das empresas.

Com certeza, essas caixas substituem plenamente as embalagens para transporte em papelão ou madeira por serem mais resistentes, duráveis e, claro, retornáveis.

Além disso, em design moderno, são leves, dobráveis e empilháveis, possuem um formato interior que protege os produtos e, ao mesmo tempo, os mantém em boas condições até chegarem ao consumidor final.

Ao mesmo tempo, por serem dobráveis, também podem ser paletizáveis. Os depósitos e armazéns ganham espaço e o transporte também agilidade.

Igualmente, graças ao plástico, as caixas retornáveis são facilmente higienizáveis, fator essencial para evitar, por exemplo, a contaminação cruzada de alimentos.

Em consequência, essas características das caixas plásticas retornáveis tornam o dia a dia das equipes muito mais produtivo e as empresas ganham em rentabilidade.

A tecnologia revoluciona atividades como o transporte interno e externo, armazenamento e picking

Como dito anteriormente, as soluções tecnológicas e automatizadas vieram para ficar.

Seguramente, tecnologias como a rastreabilidade das caixas plásticas retornáveis têm sido o caminho para uma significativa redução de custos, perdas e desperdícios.

Já existem no mercado softwares avançados que monitoram em tempo real toda a movimentação das caixas desde o produtor até o destino previsto e facilitam enormemente o fluxo interno das mercadorias em uma empresa.

Vejamos como as caixas retornáveis e rastreáveis favorecem todos os setores da logística de uma empresa:

➡️Graças à sua leveza e possibilidade de serem facilmente encaixadas, as caixas plásticas tornam o transporte interno de mercadorias muito mais ágil e eficiente;

➡️Além disso, a rastreabilidade otimiza o armazenamento e os fluxos de informação ao localizar com rapidez os produtos e gerenciar o reabastecimento;

➡️Assim, também o picking pode ser executado de forma muito mais inteligente, reduzindo os erros e atrasos na seleção, separação e entrega dos pedidos;

➡️O transporte externo das mercadorias, ou seja, seu percurso até o consumidor final reúne todas as vantagens das caixas retornáveis e rastreáveis e muito mais.

O diferencial das caixas para logística no transporte externo das empresas

Entre todos os setores da logística, o transporte se destaca pela sua grande importância na distribuição de mercadorias interna e externamente.

No entanto, o transporte externo envolve operações mais complexas que podem ser otimizadas com o uso de caixas para logística retornáveis e rastreáveis.

Sabidamente, há enormes riscos de perda de caixas e desperdício de produtos ao longo do trajeto entre o produtor e o varejista.

Inegavelmente, a má gestão do transporte externo de mercadorias é uma grande fonte de prejuízos para as empresas e desgaste na sua imagem junto aos consumidores.

Portanto, as caixas dobráveis e empilháveis proporcionam melhor aproveitamento do espaço nos caminhões, reduzindo, assim, o número de viagens.

Em consequência, há otimização do tempo, diminuição do desgaste dos veículos e economia de combustível.

Vale ressaltar a importância das caixas para logística no transporte de retorno.

Por serem dobráveis, depois de descarregadas, as caixas são paletizáveis, facilitando sobremaneira essa etapa da cadeia de suprimento e geram até 84% de ganho de espaço.

Por outro lado, a rastreabilidade das caixas retornáveis é o recurso tecnológico mais avançado para produtores, transportadoras e varejistas acompanharem todo o percurso das mercadorias em tempo real.

Os efeitos dessas boas práticas proporcionadas pelo uso de caixas para logística retornáveis e rastreáveis são inquestionáveis para as empresas que buscam conquistar uma rentabilidade sustentável e preservar o meio ambiente.

As soluções HB SMR

A HB SMR é uma empresa comprometida com sustentabilidade e eficiência

Oferecemos soluções inteligentes em caixas para logística, envolvendo setores como o transporte interno e externo, armazenamento e picking.

Venha conhecer as caixas HB retornáveis e rastreáveis, otimizar seus resultados e elevar a competitividade da sua empresa.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter