Cadeia de suprimentos otimizada? Embalagens HB

Cadeia de suprimentos otimizada? Somente com caixas HB

Para uma cadeia de suprimentos otimizada é fundamental reunir recursos com o objetivo de garantir a entrega das mercadorias no prazo previsto e em bom estado.

Afinal, proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra é o objetivo de toda empresa, física ou e-commerce.

Portanto, é fundamental ter bem claro o que é uma cadeia de suprimentos e, principalmente, saber como gerenciá-la.

Especificamente em relação aos produtos perecíveis, como frutas, verduras e legumes, o cuidado com acondicionamento, transporte e exposição é redobrado.

Assim, as embalagens plásticas e retornáveis HB são um recurso indispensável para uma cadeia de suprimentos eficaz e ágil, em outras palavras, otimizada.

Mas, o que é exatamente uma cadeia de suprimentos?

Dá-se o nome de cadeia de suprimentos ou cadeia de abastecimento, à rede formada por organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou executar serviços, dos fornecedores até os clientes. 

Em síntese, essa rede envolve recursos humanos e materiais, assim como operações específicas relacionadas a um produto ou serviço.

De um lado temos produtores, fabricantes, transportadoras, fornecedores, varejistas e consumidores.

De outro, temos os processos como compra, distribuição, exposição e até mesmo a pesquisa de satisfação junto ao público consumidor.

Evidentemente, o mau funcionamento em uma etapa desse sistema acarretará problemas em todas as demais.

Dessa forma, planejar e controlar, ou monitorar, são essenciais para reduzir os desperdícios e otimizar as entregas.

Cadeia de suprimentos ou logística?

Ao falarmos em planejar e controlar, entramos no campo da logística e é comum confundirem-se os dois conceitos, tanto que “cadeia logística” tem sido, frequentemente, equivalente a “cadeia de suprimentos”.

No entanto, há uma diferença entre cadeia de suprimentos e logística.

Atualmente, a logística é compreendida como a estratégia que abarca o planejamento e a execução de questões operacionais e a integração de toda a cadeia de suprimentos.

Se pensarmos que a palavra “logística” tem relação com a palavra “lógica”, podemos dizer que a cadeia de suprimentos depende da logística para dar sentido a toda a rede, garantindo que o produto ou serviço chegue ao consumidor final.

O planejamento dá sentido, garante a lógica da cadeia de suprimentos.

Por sua vez, o controle, monitoramento ou acompanhamento é o guia para checar todas as fases até o pós-venda, avaliando, revendo ou reajustando. Em outras palavras, é preciso definir métricas e uma metodologia para garantir um bom resultado.

Temos, então, ligados à logística, setores como a contabilidade, a administração financeira, assim como o transporte, o armazenamento, a distribuição dos recursos e o gerenciamento das equipes.

Como não poderia deixar de ser, todo esse processo se beneficia da evolução tecnológica e da automação, sem as quais seria impossível ter uma visão completa e eficaz das complexas cadeias de abastecimento atuais.

Cadeia de suprimentos no e-commerce

O e-commerce nasceu graças à tecnologia, à automação e à informatização.

Sobretudo durante a pandemia da Covid-19 as compras online tornaram-se extremamente comuns. Foi um período no qual muitas pessoas optaram por essa modalidade de compra.

No entanto, ainda hoje, as lojas virtuais sofrem com problemas de logística em sua cadeia de suprimentos, especificamente em relação aos prazos de entrega.

A agilidade conquistada com a digitalização e as automações perde-se com o não cumprimento dos prazos de entrega.

Esse foi o motivo, segundo o Procon-SP, de o órgão ter registrado um aumento de 285% nas reclamações contra compras online de 2019 para 2020.

Em consequência, a falta de pontualidade gera enormes prejuízos para as empresas e, lamentavelmente, não se limita ao e-commerce.

Portanto, evidencia-se a necessidade de implementar medidas eficazes para sanar esse grave entrave da cadeia de suprimentos das empresas.

As Embalagens HB para produtos FLVs e outros produtos delicados

De forma geral, produtos como frutas, verduras, legumes e outros como pães, carnes e ovos exigem agilidade e muita atenção em seu transporte, desde o produtor até o consumidor final.

Reconhecidamente, as embalagens de papelão causam grandes prejuízos com perdas, torções e amassamentos, além de exigirem um número excessivo de viagens dos caminhões justamente porque não são empilháveis.

Em relação às caixas de madeira, seu peso dispensa explicações.

Os problemas operacionais com os trabalhadores também se avolumam em consequência do esforço necessário para carregar e descarregar as mercadorias.

As caixas HB otimizam toda a cadeia de suprimentos do setor de alimentos

Diariamente, centenas de caixas de papelão são descarregadas manualmente. Os varejistas precisam comprar novas caixas, separar os alimentos, colocá-los na gôndola, sem contar as perdas, torções e amassamentos durante o transporte.

Ao contrário, as caixas retornáveis HB otimizam todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o produtor até o consumidor final. Reduzem as perdas e desperdícios, proporcionando mais lucratividade, além de serem sustentáveis.

Vejam os números:

  • 53% de economia em mão-de-obra no varejista;
  • 30% de redução de custos em toda a cadeia de suprimentos;
  • 96% menos danos nos produtos no processo logístico;
  • 50% mais produtos entregues em uma única carga;
  • 80% menos lixo sólido para descarte.

Evidentemente, esses resultados só podem ser obtidos graças a algumas características únicas das embalagens HB:

  • São fabricadas com o plástico FoodSave, atóxico e 100% virgem;
  • Possuem design arrojado, com formas arredondadas em seu interior e um sistema de ventilação inovador;
  • Ergonômicas e leves, facilitam o manejo nas cargas e descargas e o manuseio dos produtos, reduzindo os afastamentos por esforço repetitivo;
  • Empilháveis e paletizáveis, otimizam o transporte e o armazenamento;
  • Podem ser utilizadas diretamente nas gôndolas;
  • Garantem a segurança dos alimentos porque são higienizáveis;
  • São rastreáveis, possuindo código de barras e QR Code sendo monitoradas por um moderno software, o HBGo.

Concluindo, para uma cadeia de suprimentos otimizada, as embalagens HB são a solução mais adequada no mercado atualmente.

Precisa de mais informações? Entre em contato com a nossa equipe de vendas.

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter