Caixas RPC e seus benefícios para o produtor rural

Caixas RPC e os benefícios para produtores rurais

Os produtores rurais podem encontrar nas caixas RPC e seus benefícios a chave para a solução de alguns dos grandes problemas relacionados ao transporte de frutas, verduras e legumes.

Vejamos alguns:

  • É preciso garantir o frescor e a boa aparência dos produtos até sua chegada nas prateleiras dos supermercados e demais varejistas;
  • Há uma grande necessidade de reduzir o desperdício de alimentos ainda no campo e esse é um aspecto da produção rural pouco mencionado;
  • A maioria dos produtores rurais têm dificuldades relacionadas ao armazenamento da sua produção;
  • Os produtos percorrem longas distâncias entre a fazenda ou o sítio e os pontos de venda na cidade.
  • Muitos produtores ainda têm dificuldades com a automação de suas atividades;
  • As embalagens de madeira ou papelão mostram-se cada vez mais inadequadas.

Evidentemente esse conjunto de problemas não esgota todos os desafios enfrentados pelos produtores rurais e, por isso mesmo, exige soluções complexas por parte de todos os envolvidos – os próprios produtores, suas associações e os governos.

No entanto, para boa parte deles a HB, com as caixas RPC e seus benefícios, tem soluções efetivas a oferecer ao meio agrícola no que se refere ao transporte seguro de FLVs.

As caixas HB oferecem benefícios únicos

A constituição e as características das caixas RPC asseguram os benefícios únicos que a HB coloca à disposição dos produtores rurais.

Em primeiro lugar, as caixas HB são fabricadas em plástico FoodSafe 100% virgem, reciclável e super-resistente. Portanto, os problemas enfrentados com embalagens de papelão ou madeira são substituídos pelo moderno modelo sustentável das caixas HB.

São higienizadas com um rigoroso processo atestado por laudo, conferindo mais segurança para quem transporta alimentos frescos.

Leves e com pegas anatômicas, facilitam enormemente o manuseio.

Por serem dobráveis e empilháveis, permitem uma grande economia de espaço nos armazéns e nos caminhões.

Seu encaixe perfeito possibilita um empilhamento seguro, fator que também garante a conservação dos alimentos durante o transporte até o varejista.

Não apenas dobráveis, são paletizáveis. Isso significa uma enorme economia de espaço no transporte de retorno. 

São produzidas em 4 formatos diferentes e encaixáveis, o que significa melhor aproveitamento de produtos, tanto do transporte quanto do armazenamento.

Igualmente, a HB possui RPCs para FLVs, as conhecidas caixas HB, caixa de ovos e o BIN HB para grandes produtos como abóboras e melancias.

Em complemento, seu sistema de ventilação inovador conserva os produtos, reduzindo a formação de gás etileno e a consequente deterioração dos alimentos, com aumento do shelf life.

Em relação ao controle durante o transporte desde o produtor até o consumidor final, a HB possui o moderno sistema HBGo, monitorado por uma eficiente equipe de suporte e acompanhamento.

As caixas RPC chegam ao produtor através do sistema de aluguel, ou seja, não há necessidade de investimento inicial e, com seus 14 centros de distribuição espalhados em pontos estratégicos de norte a sul do Brasil, a HB garante a tempo e a hora as caixas que o produtor necessitar.

Em resumo, as caixas HB podem ser usadas desde a colheita, ou seja, o produtor pode colher direto na própria caixa e ter a certeza de que ela seguirá direto até o cliente final, com seus produtos intactos e vistosos, tudo o que deseja o consumidor moderno e exigente.

Efetivamente, essa é uma das grandes facilidades das caixas RPC HB.

Por outro lado, com os benefícios das caixas RPC HB, o produtor rural poderá comercializar mais produtos e com maior rapidez. 

Efeitos imediatos dos benefícios proporcionados pelas caixas RPC

Assim, aqueles produtores que já introduziram as caixas RPC em suas rotinas, podem atestar:

  • Melhoria no fornecimento dos produtos aos mercados varejistas;
  • Rapidez nas reposições das caixas graças à boa localização dos Centros de Distribuição da HB ;
  • Atendimento eficiente;
  • Economia na logística em todo o ciclo;
  • Controle efetivo com a movimentação das caixas evitando extravios;
  • Não têm mais necessidade de se preocupar com a higienização;
  • As caixas atendem às normas técnicas atuais.

Quando os produtores usam caixas próprias, ainda que sejam em algum material plástico, precisam recorrer a uma logística complicada e necessitam de muito espaço para armazenamento.

Desafios do transporte de hortifrúti no Brasil: trocando as caixas de madeira pelos benefícios das RPCs em plástico sustentável

O segmento de hortifrúti é um dos mais importantes para a economia do país e o transporte desses produtos movimenta bilhões de reais ao longo do ano.

Inegavelmente, entre os desafios enfrentados por quem está diretamente ligado ao setor de FLV, temos perdas, extravios, deterioração e contaminação dos produtos antes mesmo de chegarem aos supermercados nos centros urbanos.

Com efeito, a utilização de caixas de madeira é grandemente responsável pelas contaminações. Agentes de contaminação podem infestá-las facilmente, exigem reparos constantes e, quando descartadas, são queimadas, aumentando a produção de CO2.

Em relação às perdas, o quadro é muito mais grave.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, as perdas de alimentos estão localizadas nas fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte, enquanto o desperdício faz parte das etapas de varejo e consumo.

Ou seja, as perdas ocorrem ao longo de toda a cadeia de suprimentos e, conforme a revista A Lavoura, elas estão assim distribuídas:

  • 10% no campo;
  • 50% no manuseio e transporte;
  • 30% nas centrais de abastecimento;
  • 10% nos supermercados e consumidores.

O caminho o desperdício de alimentos no Brasil

Fonte: ONU Verde

Portanto, é visível o quanto todos os envolvidos com produção, transporte, armazenamento e distribuição de alimentos – do produtor rural ao varejista nas cidades – podem se beneficiar com a utilização das caixas RPCs.

Entre em contato com a HB e leve qualidade, eficiência e mais lucros para a sua lavoura!

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter