A Cadeia de Suprimentos e os Ganhos com as Embalagens Reutilizáveis

A cadeia de suprimentos e as embalagens reutilizáveis

A pergunta “o que sua cadeia de suprimentos ganha com a mudança para embalagens plásticas reutilizáveis?” é o ponto de partida para as considerações deste artigo.

Em princípio, todo o setor da indústria e do comércio pode se beneficiar com a introdução das embalagens reutilizáveis em sua cadeia de suprimentos.

No entanto, o setor de alimentos tem muito a ganhar com essa mudança, exatamente porque necessita transportar seus produtos com segurança, eficiência e agilidade.

Por outro lado, a mudança para embalagens reutilizáveis têm reflexos para além da sua cadeia de suprimentos. Sua utilização oferece mais sustentabilidade e respeito ao meio ambiente do que qualquer outra opção, como as caixas de papelão ou madeira.

Neste artigo, vamos ver o que sua cadeia de suprimentos ganha com a mudança para embalagens plásticas reutilizáveis, em quatro pontos principais, a saber:

  • A mudança para embalagens plásticas reutilizáveis é vantajosa porque elas aumentam a eficiência na cadeia de suprimentos.
  • Mude para as embalagens plásticas reutilizáveis: elas protegem mais do que as alternativas tradicionais ao longo da cadeia de suprimentos.
  • As embalagens plásticas reutilizáveis são mais sustentáveis do que as de papelão ondulado e madeira.
  • A mudança para as embalagens plásticas reutilizáveis contribui para as cadeias de suprimentos do futuro.

Se você ainda tem dúvidas sobre adotar as embalagens plásticas recicláveis na sua cadeia de suprimentos, continue lendo este artigo.

✴✴✴

A mudança para embalagens plásticas reutilizáveis é vantajosa porque elas aumentam a eficiência na cadeia de suprimentos

Na verdade, essa é uma dúvida básica de produtores, transportadores e lojistas.

Afinal é natural os empresários se perguntarem se as caixas retornáveis são as melhores mesmo. O transporte de suas mercadorias sem incidentes é vital para manter sua clientela, conquistar novas fatias de mercado e manter a boa imagem de sua marca, portanto agem com bastante cautela.

Construídas em plástico FoodSafe, as caixas de plástico não esmagam ou rasgam como papelão. Seu design forte também reduz os amassamentos e as infiltrações tão comuns no papelão, danificando outros produtos. Ao contrário, protege-os.

Por serem empilháveis, permitem aproveitamento de até 70% dos espaços nos CD’s. Além de ganho no espaço físico, proporcionam facilidade, agilidade e padronização no estoque das caixas.

Pelas mesmas razões, favorecem a entrega de até 50% mais produtos em uma só carga em caminhões. E, como são idealizadas em diferentes modelos encaixáveis entre si, tornam possível transportar e acondicionar diversos produtos em uma só carga.

Concluindo, todas essas vantagens podem gerar uma economia de até 30% em sua cadeia de suprimentos.

Mais proteção do que as alternativas tradicionais ao longo da cadeia de suprimentos

Especialmente o setor de FLVs se beneficia com a introdução de embalagens plásticas e reutilizáveis em sua cadeia de suprimentos.

Afinal, o transporte de alimentos exige um cuidado minucioso com a higiene. É preciso evitar o menor risco ou descuido para não comprometer os alimentos.

Quando se utilizam caixas de papelão, esse risco não é eliminado. Aliás, ele é potencializado. Uma vez havendo contaminação em uma embalagem, as demais em volta também serão atingidas.

Nada disso acontece com as embalagens plásticas retornáveis. Elas são facilmente higienizáveis e não são porosas. Portanto, não abrigam fungos ou qualquer outro material orgânico que possa contaminar os produtos. Por outro lado, o design interno e perfeito encaixe evitam torções e amassamentos dos produtos acondicionados durante o transporte.

Além disso, as caixas retornáveis possuem um sistema próprio de ventilação que ajuda a proteger os alimentos, mantendo seu frescor,sua aparência saudável e aumentando o seu shelf life.

Ou seja, as embalagens plásticas reutilizáveis simplificam a gestão da segurança dos alimentos e o controle da qualidade dos produtos, ao longo da cadeia de suprimentos.

Ganhe mais sustentabilidade em relação às embalagens de papelão e madeira e otimize as operações ao longo da cadeia de suprimentos

Ao contrário das caixas de madeira e papelão, as embalagens plásticas reutilizáveis podem ser usadas em até 120 ciclos.

Ressalta-se que a vida útil de materiais como papelão e madeira é muito curta.

Embora sejam recicláveis, uma quantidade significativa deles continua se transformando em resíduo sólido e indo parar nos aterros sanitários.

Tomando a realidade brasileira como exemplo, os dados nos dão pistas importantes para justificar a adoção de embalagens plásticas recicláveis em sua cadeia de suprimentos.

Segundo a Agência Brasil, em nosso país apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo.

Esses dados deixam ainda mais evidente a vantagem das caixas plásticas reutilizáveis para uma empresa que busca alternativas sustentáveis para o transporte de suas mercadorias.

Como vimos acima, as embalagens plásticas retornáveis otimizam o espaço nos caminhões. Em consequência, o número de viagens diminui, diminuindo também a emissão de CO₂, em uma proporção estimada em 60% menos CO₂ emitido na atmosfera.

A mudança para as embalagens plásticas reutilizáveis contribui para as cadeias de suprimentos do futuro

Os empresários com visão de futuro sabem o quanto sua cadeia de suprimentos ganha com a mudança para embalagens plásticas reutilizáveis. Eles sabem ser necessário reduzir o desperdício e impulsionar novas soluções tecnológicas.

Com efeito, as embalagens plásticas reutilizáveis já representam uma parcela desse futuro aqui e agora.

A rastreabilidade é a solução mais inteligente existente no mercado, uma vez que monitora em tempo real a movimentação das caixas retornáveis ao longo de toda a cadeia de suprimentos, algo impensável com as embalagens de papelão e madeira.

Softwares modernos existentes já realizam essa tarefa com precisão e eficiência. Cada caixa possui um código único que a identifica.

Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico avança muito rapidamente e é preciso estar aberto para as transformações que, com certeza, virão.

Expressões como robótica e internet das coisas já fazem parte do cotidiano das empresas.

Portanto, a dependência de materiais ultrapassados como papelão e madeira pode atrasar a transformação das empresas e prejudicá-las em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, a presença de um robô carregando e descarregando produtos nos centros de distribuição e nos varejistas não é mais uma cena de filme de ficção científica.

Concluindo, como pudemos ver até agora, sua cadeia de suprimentos ganha com a mudança para embalagens plásticas reutilizáveis. Elas otimizam a logística da sua cadeia de suprimentos hoje e, ao mesmo tempo, abrem caminho para as possíveis transformações tecnológicas que, certamente, também acontecerão em sua empresa em um futuro bem próximo.

Entre em contato com a HB SMR e saiba mais sobre o que sua cadeia de suprimentos ganha com a mudança para embalagens plásticas reutilizáveis.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter