7 Benefícios das Embalagens Retornáveis para Transporte

Os 7 benefícios de adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos.

Os “7 Benefícios das Embalagens Retornáveis para Transporte” em sua cadeia de suprimentos são um guia para levar aos nossos leitores as vantagens da introdução das embalagens retornáveis na logística de suas empresas.

As embalagens retornáveis são, atualmente, a opção mais vantajosa para o transporte de produtos em geral, mas especialmente para os FLVs, e razões não faltam para essa tendência se consolidar cada vez mais.

Com certeza, entregar seus produtos em bom estado e sem atraso, é tarefa prioritária para o empresário garantir a satisfação dos seus clientes e o bom nome de sua marca – seja o cliente final do varejo, seja o próprio varejista que recebe as mercadorias do produtor.

Comprovadamente, as empresas acumulam prejuízos financeiros e dissabores com embalagens de madeira ou papelão, seja em consequência do desperdício, como a perda por contaminação ou extravio de produtos mal acomodados durante o transporte, seja em consequência dos atrasos pela ausência de controle da movimentação das mercadorias.

Além disso, as caixas de papelão têm vida útil muito curta, gerando a necessidade de reposição frequente.

Quanto às caixas de madeira, são obviamente mais pesadas, dificultando a movimentação de carga e descarga.

Acrescente-se a essas condições a dificuldade de higienização das opções em papelão ou madeira e a necessidade do seu armazenamento nos depósitos das empresas.

Atualmente, as embalagens retornáveis respondem a todas essas complexidades e “Os 7 benefícios de adotar Embalagens Retornáveis em sua cadeia de suprimentos” vão esclarecer por quê.

Continue lendo.

Relação custo-benefício ao adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos

1 – As embalagens retornáveis proporcionam uma economia de até 30% em toda a cadeia de suprimentos.

Antes de tudo, elas são produzidas em plástico FoodSafe, tornando-as, ao mesmo tempo, mais leves e mais resistentes.

Assim, eliminam a reposição constante, podendo ser reutilizadas em até 120 ciclos.

2 – As embalagens retornáveis são dobráveis, empilháveis e paletizáveis, proporcionando 50% mais entregas e até 84% de ganho no espaço de retorno, aumentando, dessa forma, a eficiência e o lucro das empresas.

Graças ao seu encaixe perfeito, as caixas retornáveis permitem um empilhamento estável tanto no caminhão quanto nos armazéns, reduzindo os custos de transporte e armazenagem.

3 – Ao adotar as embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos, a empresa terá igualmente o benefício de uma redução em torno de 53% nos custos com mão de obra.

Afinal, a praticidade das caixas retornáveis garante menos manobras de manuseio, reduzindo os custos operacionais e proporcionando mais agilidade no transporte interno e externo das mercadorias.

4 – As embalagens retornáveis otimizam o transporte dos produtos e reduzem a quantidade de viagens dos caminhões.

Igualmente, por serem facilmente encaixáveis e empilháveis, as caixas retornáveis têm um aproveitamento cúbico muito maior, reduzindo o número de entregas em até 50% e, consequentemente, também nesse caso reduzem a utilização de mão de obra.

Por outro lado, devido ao seu desenho anatômico, garantem entre 4 e 11% de aproveitamento em seu interior.

Acrescenta-se a isso o fato de possuírem vários modelos encaixáveis de diferentes tamanhos, permitindo transportar diferentes produtos em uma mesma carga.

E, por serem dobráveis e paletizáveis, proporcionam 84% de ganho de espaço no retorno.

Benefícios em segurança dos alimentos ao adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos

5 – As caixas retornáveis possuem um design inovador que permite maior ventilação interna e mais proteção para os produtos.

Suas formas arredondadas internas, encaixe perfeito e seu sistema de ventilação garantem maior proteção aos produtos, evitando amassamentos e torções durante o transporte e aumento do shelf life.

Portanto, com as embalagens retornáveis, as mercadorias chegam ao seu consumidor final em ótimo estado, além de terem maior durabilidade.

Especialmente os produtos FLVs conservam sua beleza e seu frescor, tudo o que o consumidor quer encontrar quando faz suas compras.

Além desses benefícios, ainda há a redução dos desperdícios durante o transporte, o qual pode atingir 96% menos danos até a chegada no varejista.

6 – As caixas retornáveis são higienizáveis e reduzem os riscos de contaminação cruzada.

Uma outra consequência muito importante do uso de caixas retornáveis no transporte de produtos é a redução da contaminação cruzada. 

Reconhecidamente, a contaminação cruzada é um verdadeiro vilão para os produtores, transportadores e varejistas, em particular dos produtos FLVs. Basta uma só fruta estragar e toda uma caixa poderá se perder.

Esse benefício ao adotar caixas retornáveis em sua cadeia de suprimentos decorre, além do design inovador, do fator higienização e ventilação aprimorada.

Antes de retornarem à cadeia de suprimento, elas passam por um rigoroso processo de higienização, totalmente automatizado e atestado por laudo.

Rastreamento das caixas retornáveis durante o transporte

7 – As caixas retornáveis possuem código de barras e QR Code.

Entre os muitos benefícios em adotar as caixas retornáveis em sua cadeia de suprimentos, está o monitoramento ao longo de todo o trajeto desde o produtor até o varejista.

Sabidamente, a administração e o rastreamento das caixas retornáveis são um dos maiores desafios para as empresas, devido às muitas perdas de caixas.

No entanto, modernos softwares são a resposta para esse desafio. Esses facilitam o controle de toda a movimentação das caixas em tempo real, conferindo segurança e, claro, confiança, em todo o processo, porque o produtor e o varejista sabem que seus produtos chegarão à mão do consumidor final em bom estado e sempre no prazo acertado, com drástica redução nas perdas.

Outros benefícios de adotar Embalagens Retornáveis em sua cadeia de suprimentos

Os 7 benefícios de adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos, apontados até agora, deixam claro as vantagens que uma empresa terá ao utilizá-las.

No entanto, ao tomar essa medida, as empresas contribuirão para algo muito maior, a saber, a preservação da natureza e do meio ambiente.

Somente a emissão de CO₂ pode ser reduzida em 60% e há 86% menos descarte de resíduos sólidos na natureza.

As embalagens reutilizáveis ajudam a reduzir a pegada de carbono na cadeia de suprimento do varejo de alimentos, também porque reduzem a necessidade de produção, transporte e descarte de embalagens de papelão e de madeira.

Todos os benefícios enumerados até agora deixam claro o quanto as caixas retornáveis são sustentáveis. Esse fator corresponde a uma clara demanda de muitos consumidores, cada vez mais conscientes do impacto ambiental provocado pelas empresas.

Para concluir, vamos retomar a relação custo-benefício de adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos.

Evidentemente, cada sistema logístico possui suas características próprias, portanto a margem real de lucro deve ser avaliada com base no sistema de cada empresa.

No entanto, deixar totalmente todo o processo de gerenciamento, rastreamento e limpeza das caixas retornáveis por conta de uma empresa com experiência comprovada no ramo, torna muito mais fácil analisar a sua relação de custo-benefício.

A HB SMR está à sua disposição, produtor, transportador ou varejista para ajudá-los a implementar todos os benefícios de adotar embalagens retornáveis em sua cadeia de suprimentos.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter