Sustentabilidade em Embalagens em Cada Etapa

Caixas HB: sustentabilidade em cada etapa

Proporcionar sustentabilidade em embalagens em cada etapa da cadeia de suprimentos é uma das prioridades da HB SMR.

Descubra, neste artigo, como as Caixas HB protegem, ao mesmo tempo, seus produtos, seus resultados e o meio ambiente.

Características da sustentabilidade em embalagens para cada etapa da cadeia de alimentos

As embalagens sustentáveis são retornáveis e recicláveis

Primeiramente, para uma embalagem ser de fato sustentável ela precisa possuir as seguintes características:

  • Seu material deve ser orgânico ou reciclável;
  • O processo para produzi-la ou reutilizá-la deve empregar o mínimo de energia e de recursos naturais;
  • Seu descarte deve causar o mínimo impacto ambiental.

Em seu conjunto, sustentabilidade em embalagens em todas as etapas significa diminuição do desperdício, proteção dos produtos e do meio ambiente mas, ao mesmo tempo, oferecendo vantagens competitivas para as empresas envolvidas na cadeia de alimentos.

Em outras palavras, as embalagens, assim como os produtos, não podem se perder no ciclo produtivo, não podem ser descartadas de forma inadequada ou então ser apenas responsabilidade do cliente final o fato de dar-lhe algum destino.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos – governos, grandes corporações, pequenos e médios empreendimentos, até as pessoas em seu quotidiano.

No entanto, atualmente otimizar o percurso dos alimentos desde o produtor até o cliente final não é mais suficiente para resolver de fato a questão do descarte.

Apenas uma nova modalidade de economia pode oferecer uma solução sustentável para a proteção do meio ambiente. Temos aqui propostas como a economia circular ou pooling.

Portanto, uma embalagem, além das três características mencionadas acima, deve igualmente ser parte de um processo maior, ou seja, a maneira como são disponibilizadas no mercado.

Assim, vejamos mais de perto como as Caixas HB contribuem para a sustentabilidade em embalagens em todo as etapas, do produtor ao consumidor, e como são reinseridas neste ciclo.

As Caixas HB contribuem para a sustentabilidade em embalagens em cada etapa da cadeia de suprimentos de FLV

O produtor rural pode colher seus produtos e colocá-los diretamente nas Caixas HB

De acordo com as características de uma embalagem sustentável, citadas anteriormente, as Caixas HB se enquadram plenamente em todas elas:

  • O material de produção das Caixas HB é o Food Safe 100% virgem;
  • Elas só voltam ao ciclo após um rigoroso processo de higienização, exclusivo e automatizado, que reaproveita a água em até 90%;
  • São reutilizadas em até 120 ciclos e, após esse período, são totalmente recicladas e transformadas em outros produtos de valor, úteis à sociedade.

Dessa forma, as Caixas HB possibilitam ao:

  • Produtor no campo, colher seus produtos e colocá-los diretamente nas embalagens, sabendo que eles serão protegidos durante todo o trajeto graças às formas interiores arredondadas das caixas e ao seu sistema de ventilação aprimorado, sem necessidade de tombamentos;
  • Transportador, empilhar as caixas com total segurança porque elas são encaixáveis e empilháveis, possuem trava de segurança exclusiva e pegas ergonômicas;
  • Atacadista, organizar seu armazém e gerenciar seu estoque contando com essas mesmas características;
  • Varejista, além de otimizar o transporte interno e o picking, expor diretamente os produtos nas gôndolas porque as Caixas HB são um belo display, prolongam o Shelf Life e têm rápida reposição.
Caixas HB economizam espaço nos caminhões, reduzindo o número de viagens e, portanto a emissão de gás carbônico

Até aqui já podemos constatar como as Caixas HB protegem os produtos e, em consequência proporcionam:

  • 35% menos desperdício de alimentos;
  • 96% menos danos, torções e amassamentos nos produtos;
  • 53% de economia em mão-de-obra em toda a cadeia de suprimentos, principalmente graças à facilidade de reposição e manuseio;
  • 30% menos custos na cadeia de suprimentos.
Nos supermercados, as Caixas HB otimizam as manobras para reposição de mercadorias e são um excelente display

A sustentabilidade das Caixas HB além de cada uma dessas etapas

Caixas HB são amigas do meio ambiente

Evidentemente, as Caixas HB têm um impacto positivo direto no meio ambiente, não apenas porque reduzem o desperdício de alimentos.

Em primeiro lugar, elas substituem perfeitamente as embalagens de papelão. Essas não protegem de modo adequado os alimentos, têm uma vida útil muito curta e são descartadas nos aterros.

Por conseguinte, com as Caixas HB, a cadeia de suprimentos chega a um índice de 86% menos lixo sólido descartado na natureza.

Além disso, elas otimizam a cubagem dos caminhões porque são encaixáveis e empilháveis até o teto de forma segura, proporcionando 50% mais entregas. São dobráveis, paletizáveis, reduzindo o transporte de retorno em até 84%.

Com efeito, o menor número de viagens dos caminhões significa economia de combustível.

Associando essas vantagens ao fato de as Caixas HB diminuírem o uso de embalagens de madeira, cujo descarte é feito através da queima, temos uma redução de 60% de emissão de CO2 na atmosfera.

O monitoramento das Caixas HB

Por certo, é indispensável mencionar o moderno software HB Go que rastreia em tempo real as Caixas HB ao longo de todo o percurso do produtor ao varejista, pois cada caixa possui código de barras e QR Code. Um suporte especializado está à disposição de todos os envolvidos.

Graças a essa tecnologia, a HB SMR também contribui para a diminuição de perdas, extravios e entregas erradas, otimizando ainda mais os resultados das empresas.

As Caixas HB, e a economia circular / pooling como proteção do meio ambiente

A HB SMR disponibiliza suas modernas embalagens no sistema de pooling, realizando o aluguel das mesmas. Com esse sistema, as empresas economizam o investimento inicial em embalagens próprias e, consequentemente, evitam as operações com armazenamento de caixas vazias, a sua higienização e, o que é muito frequente, a falta de caixas em momentos como o pico das safras.

Diante disso, a HB SMR possui seu próprio sistema de higienização e reinsere as caixas no ciclo, disponibilizando-as na quantidade necessária e no momento oportuno, conforme a demanda das empresas.

Consequentemente, o pooling permite uma logística sustentável com a reutilização das embalagens e, como vimos acima as Caixas HB são reutilizáveis em até 120 ciclos.

Por fim, a HB SMR recebe as caixas ao final do ciclo, em um processo de logística reversa.

As caixas são higienizadas e disponibilizadas novamente para retirada, reiniciando um novo ciclo. Fecha-se, assim, o círculo virtuoso da sustentabilidade em embalagens em todas as etapas de uma cadeia de suprimentos eficiente, produtiva e rentável.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Caixas HB como display

Caixas HB como Display

Caixas HB como display são o que há de mais atual e eficiente para a exposição de frutas, verduras e legumes nas bancas de supermercado,

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter