HB Recebe Certificação ESG

HB SMR recebe certificação ESG

A HB SMR recebe certificação ESG, conforme os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável-ODS!

Consolidando nossas práticas relacionadas à sustentabilidade, proteção do meio ambiente e responsabilidade social, compartilhamos com todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores essa grande conquista.

Certificação ESG HB SMR

Ver Certificação

ESG, ODS e as Empresas

Durante muito tempo acreditou-se que gerar lucro e construir um mundo mais sustentável eram objetivos opostos.

Felizmente, esse pensamento vem mudando e cedendo espaço para uma compreensão muito mais abrangente, ou seja, todos somos responsáveis pela vida em nosso planeta.

Para envolver o conjunto dos países do mundo com um destino melhor para a humanidade, a ONU – Organização das Nações Unidas – estabeleceu, no dia 8 de setembro de 2000, as Metas de Desenvolvimento do Milênio – MDM.

Certamente essa tarefa gigantesca envolveria muitos esforços, exigindo ajustes ao longo do tempo.

Os princípios ESG

Assim, os princípios conhecidos como ESG (da sigla em inglês para Environmental, Social, Governance, palavras que em português estão relacionadas a Meio Ambiente, Sociedade e Governança) foram estabelecidos em 2006, por 20 instituições financeiras de nove países diferentes, incluindo o Brasil, com o objetivo de levar esses temas para as ações do mercado financeiro.

Naquele momento já se percebia a influência direta das preocupações ambientais e sociais nos resultados para toda a sociedade.

Em 2015, a própria ONU definiu 17 objetivos a serem atingidos até 2030, em mais um esforço global na direção do cumprimento das metas estabelecidas no início do milênio. São os conhecidos ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

No entanto, hoje os dois movimentos estão entrelaçados. Os princípios ESG fazem parte dos ODS e se expandiram para todo o mundo empresarial, indo muito além do mercado financeiro.

Dessa forma, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e desenvolver boas práticas de governança têm ajudado um número crescente de organizações a melhorarem seus balanços de forma sustentável.

Portanto, ao receber a certificação ESG, a HB SMR consolida-se como uma empresa que oferece ao mercado soluções responsáveis, inteligentes e inovadoras, visando um futuro sustentável para todos.

Vamos ver tudo isso mais de perto?

O 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Certificação da HB SMR

A Agenda 2030 abrange 17 objetivos e 169 metas envolvendo as dimensões ambiental, econômica e social, propondo a cada país incluí-los em suas políticas, programas e planos.

Considerando a diversidade das empresas, cada setor deve se esforçar para colocar em prática os objetivos relacionados ao seu ramo de atividade.

Nesse sentido, a Certificação ESG da HB é o reconhecimento dos seus esforços para aplicar os seguintes ODS:

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável nos quais a HB recebeu certificação

Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento

“Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”

Nesse Objetivo, também estão incluídos: eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso

Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível

“Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos”

Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

“Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação”

Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis

“Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”

Inegavelmente, as soluções HB SMR para uma cadeia de suprimentos sustentável são, a partir de agora, reconhecidas como coerentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando a Agenda 2030, especificamente os Objetivos 6, 7, 9 e 12.

Por dentro da Certificação: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em movimento

ESG - Referência para as ações das empresas considerando o Ambiental, o Social e a Governança

Em síntese, as empresas podem empregar os três princípios – Meio Ambiente, Sociedade e Governança – para desenvolver seus produtos, serviços e processos administrativos de forma a minimizar os impactos no meio ambiente e favorecer melhores relações sociais interna e externamente.

E (Environmental ou Ambiental)

As metas incluídas nesse pilar referem-se a temas como aquecimento global e emissão de gás carbono, poluição do ar e da água, gestão de resíduos, descarte responsável, escassez de água e eficiência energética.

S (Social em inglês e em português)

Esse pilar tem mão dupla porque tanto se refere à relação da empresa com o pessoal interno quanto com o seu entorno. As metas aqui são: diversidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança do trabalho, proteção aos dados, relacionamento com a comunidade, enfim, colaboradores, investidores, fornecedores, governo, terceiro setor, comunidade e demais parceiros comerciais.

G (Governance ou Governança)

Na verdade, Governança é um sinônimo de Administração e este pilar se refere justamente às políticas de administração das empresas, suas condutas corporativas, tais como composição do conselho, práticas anticorrupção, transparência, possuir uma auditoria, relacionamento com o governo, ética e compliance (termo usado pelas empresas significando agir de acordo com as regulamentações vigentes).

A governança corporativa fundamenta-se em quatro princípios que, ao serem adotados, simplificam a tomada de decisões e solidificam uma percepção mais vantajosa e eficaz da empresa, tanto dentro quanto fora dela. Esses princípios ou pilares são equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

HB SMR recebe Certificação ESG

Por que trazer os princípios ESG para as empresas?

A mudança de mentalidade mencionada no início deste artigo tem vários desdobramentos:

  • O público consumidor está cada vez mais atento às práticas das empresas relacionadas a temas como os ESG.
  • Investidores têm examinado a coerência entre objetivos ESG e a prática das empresas antes de lhes confiarem seu capital.
  • Os governos ajustam de forma cada vez mais rigorosa as legislações e a fiscalização dos temas previstos nos ODS o que atinge os pilares ESG nas empresas.

Em outras palavras, hoje, para uma empresa manter-se competitiva no mercado é necessário pensar sua forma de lidar com o mundo ao seu redor.

Seguramente, não levar em consideração as normas de ESG pode causar um reflexo negativo nos negócios, afastar clientes, parceiros e colaboradores.

Comunicar ao mercado as boas práticas de uma empresa: a certificação ESG

Imaginemos uma empresa cujas práticas são totalmente conformes aos ODS e aos princípios ESG. Como ela comunica sua política ao mercado?

Sem dúvida, através de seus canais de comunicação – sites, redes sociais – ou participação em congressos, encontros e muito mais.

Entretanto, algo mais assertivo foi criado – a certificação. Agências conceituadas especializaram-se em analisar rigorosamente os dados e as operações de empresas candidatas, monitorando suas ações e resultados e, ao final, concedendo-lhes o selo e o certificado ESG.

Receber a certificação ESG confere a uma empresa autoridade e credibilidade perante seu público interno e externo, ao mercado e à sociedade como um todo.

Aplicação do conceito de ESG

Internamente: as normas ESG norteiam as operações internas da empresa e seu posicionamento junto ao público.

Externamente: as normas ESG são a referência para avaliar as ações e os resultados da empresa em relação a meio ambiente, sociedade e governança.

Para a HB SMR, a Certificação ESG é mais do que o coroamento de um longo processo

No início do mês de agosto, os executivos da HB SMR tiveram a enorme satisfação de receber a Certificação ESG, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, concedida pela conceituada empresa SGS do Brasil Ltda.

De fato, é uma grande honra expor o selo ESG/ODS em nosso site e em nossos diversos materiais de divulgação.

Contudo, essa certificação é mais do que o coroamento de um longo processo. A partir deste momento, reafirmamos, em todas as ações da HB SMR, a nossa contribuição para enfrentar os desafios socioambientais do país e do mundo.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter