Otimize processos de logística com as Caixas HB, incluindo empilhamento eficiente e gestão de estoque. Essa é a chave para uma cadeia de suprimentos sustentável, competitiva, com diminuição de custos e aumento da lucratividade.
Otimize os processos de logística: soluções integradas e eficientes
Podemos definir a otimização dos processos logísticos como o aprimoramento de todas as operações necessárias para garantir a entrega dos produtos ao cliente final em bom estado, reduzindo perdas, quebras e extravios.
Assim sendo, é fundamental todas as empresas envolvidas manterem sua interdependência através de soluções tecnológicas compatíveis com as exigências atuais do mercado.
Reconhecidamente, qualquer desequilíbrio em um dos elos compromete o desempenho de toda a cadeia e o comprador, em última instância, perceberá o resultado – seja como baixa qualidade, custo elevado ou ambos.
De fato, otimizar os processos de logística envolve a adoção de soluções integradas desde a manipulação da matéria prima, passando pelo transporte, estoque, chegando até a distribuição dos produtos, em equilíbrio com as dimensões de tempo, custo e qualidade.
Caixas HB e a logística na cadeia de suprimentos
Sem dúvida, pensar em transportar, armazenar e distribuir alimentos é pensar em uma solução inteligente para as embalagens.
Em consequência, otimizar a cadeia de suprimentos e seus processos de logística significa escolher uma embalagem que integre os serviços de:
- Transporte externo;
- Transporte interno;
- Transporte de retorno;
- Gestão de estoque e armazenamento;
- Picking (separação e preparação dos pedidos);
- Exposição e vendas.
Indiscutivelmente, para todas essas etapas da cadeia de suprimentos, a HB SMR oferece os benefícios e as vantagens de um moderno sistema de embalagens para hortifrútis e demais produtos delicados como pães, ovos e carnes.
- As Caixas HB são produzidas com o plástico Food Safe, 100% virgem. Portanto, elas são retornáveis, higienizáveis e recicláveis;
- São disponibilizadas em diversos tamanhos e para diversas funções, sempre encaixáveis, empilháveis e paletizáveis;
- Possuem um sistema de trava altamente seguro – o Lift-Lock System;
- Seu design é anatômico, com formas interiores arredondadas que protege os alimentos durante todo o ciclo;
- O sistema de pegas é ergonômico, facilitando o manuseio por parte das equipes operacionais, evitando o esforço repetitivo;
- O sistema de ventilação das Caixas HB é moderno e exclusivo, garantindo o frescor dos produtos;
- Cada caixa possui código de barras e QRCode e são monitoradas pelo software HB Go, sistema que reduz significativamente as perdas e os extravios;
- A HB disponibiliza suas caixas através do sistema de pooling.
Dessa forma, a utilização das Caixas HB permite:
- Melhor controle das etapas da cadeia logística;
- Mais rapidez em todas as operações internas e externas;
- Maior produtividade e lucratividade;
- Para os supermercadistas, há também a vantagem de um shelf life prolongado.
Concluindo, as Caixas HB representam uma única solução em embalagens para transporte de alimentos desde a colheita até as gôndolas.
Empilhamento e gestão de estoque na otimização dos processos de logística
Empilhamento e gestão de estoques são duas operações interligadas. Delas depende, em grande parte, todo o fluxo de produtos dentro de uma empresa — recebimento, estocagem e expedição.
A fim de garantir o bom andamento dessas rotinas, as empresas utilizam recursos e ferramentas compatíveis com suas atividades específicas. No caso de empilhamento e estocagem de hortifrútis e demais produtos perecíveis, a embalagem é uma questão vital.
Novamente, as Caixas HB, como vimos acima, com suas características únicas, são a opção ideal para a otimização de espaço, tempo e emprego da mão de obra, com segurança e eficiência.
Otimize seus processos de logística e contribua para a preservação do meio ambiente
Atualmente, não é suficiente otimizar os processos logísticos, acelerar as movimentações e fazer entregas mais rápidas.
É necessário refletir sobre o impacto de tais operações no meio ambiente, ou seja, é preciso reduzir o consumo de combustíveis, combater o desperdício e tratar adequadamente os resíduos.
Em outras palavras, trata-se de reinventar o fluxo de mercadorias, tornando-o mais ágil, sim, mas igualmente mais limpo, ecologicamente falando.
Nesse sentido, vejamos as vantagens das Caixas HB em números:
- 30% menos custos na cadeia de suprimentos;
- 84% menos espaço no transporte de retorno;
- 35% menos desperdício de alimentos
- 96% menos danos, torções e amassamentos nos produtos;
- 53% de economia em mão-de-obra em toda a cadeia de suprimentos, principalmente graças à facilidade de reposição e manuseio.
- 86% menos lixo sólido descartado na natureza;
- 60% menos emissões de CO2.
Logística, sustentabilidade e ESG
A interdependência das empresas envolvidas na cadeia de suprimentos, mencionada no início deste artigo, também se faz necessária em relação à sustentabilidade.
Isoladamente, uma empresa pode, e deve, desenvolver práticas sustentáveis, mas quando se fala em uma cadeia logística, todos os parceiros devem se comprometer com os mesmos objetivos. Não poderia ser diferente em relação à preservação ambiental.
Portanto, há uma união entre logística e sustentabilidade. O esforço para a preservação do planeta é coletivo e, para isso, existem os princípios reunidos na sigla ESG (Environmental, Social, Governance em inglês), isto é, Ambiental, Social e Governança.
A HB SMR está entre as empresas brasileiras comprometidas com as normas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa e que receberam a Certificação ESG.
Otimize seus processos de logística com as Caixas HB e seja mais uma empresa parceira na construção de um futuro sustentável para todos.