Por que usar Embalagens Reutilizáveis?

Por que usar embalagens reutilizáveis?

Por que usar embalagens reutilizáveis: você já se fez essa pergunta?

Mas, antes de continuar, precisamos nos fazer outra pergunta: o que acontece com as toneladas de resíduos produzidos em nosso país?

Os números são impactantes!

Segundo a Agência Brasil, “num país continental como o Brasil, de população superior a 210 milhões de habitantes, cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano: cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos”.

Ainda de acordo com a mesma fonte, esse índice não seria tão elevado se houvesse sistemas de reciclagem realmente efetivos.

No entanto, a carga tributária sobre produtos reciclados é muito elevada, dificultando a disseminação do reaproveitamento dos produtos descartados.

A Agência Brasil dedicou uma série de 5 reportagens a essa questão, tamanha a sua relevância. Entre os temas abordados, há o descarte inadequado. Cerca de 70% das pessoas não separam o lixo.

A falta de uma reciclagem correta prejudica enormemente o meio ambiente. Em torno de 40% do resíduo produzido no país vai para os aterros a céu aberto.

Embalagens não reutilizáveis e seu prejuízo para o meio ambiente

As embalagens não reutilizáveis causam prejuízo para o meio ambiente
As embalagens não reutilizáveis provocam altos índices de poluição

Neste contexto, estão as embalagens utilizadas pela indústria e pelo comércio, de forma geral.

As mais utilizadas ainda são as de madeira e papelão. Estas possuem um curto tempo de vida útil. Para agravar, a forma do seu descarte é altamente prejudicial à natureza.

Em primeiro lugar, não são reutilizáveis. Assim, as embalagens de papelão vão parar nos aterros, agravando uma situação por si só complexa e a queima das embalagens de madeira contribui para as elevadas emissões de CO₂ na atmosfera.

Além do mais, essas embalagens não protegem os produtos. Pelo contrário, facilitam as quebras e a contaminação. Em acréscimo, as embalagens de madeira causam grandes danos porque as farpas e os pregos se desprendem e penetram nos produtos, especialmente quando se trata do acondicionamento de alimentos como frutas e verduras.

Ainda em relação às embalagens de madeira, há perda de tempo e dinheiro com a sua manutenção. As ripas se soltam e exigem reparos constantes.

As embalagens de madeira e papelão também contribuem para os altos índices de desperdício de alimentos em consequência das condições inadequadas de transporte e armazenamento dos produtos.

Felizmente, algumas empresas já estão incorporando práticas sustentáveis, começando pelo uso de embalagens reutilizáveis. Dessa forma, elas assumem a sua responsabilidade no esforço geral de preservar a saúde do planeta – e a nossa, claro!

Como são as embalagens reutilizáveis?

O material de fabricação é o primeiro item a considerar quando se trata de usar embalagens reutilizáveis.

Entre os mais empregados está o plástico 100% reciclável.

Além disso, esse material permite a total higienização das embalagens, que passam a ser, ao mesmo tempo, leves e resistentes.

Dessa forma, o ciclo de vida da embalagem é muito mais alto, em comparação à madeira e ao papelão.

A importância da logística reversa

Voltando à série de reportagens da Agência Brasil, destaca-se também a importância dada à logística reversa.

Esta medida reduz, de maneira significativa, os impactos do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. Para ela ser efetiva, além do poder público, as empresas e os consumidores também precisam se envolver.

Na logística reversa, o produto volta à empresa depois de consumido. Ou ele é reaproveitado, ou encaminhado para reciclagem.

Dessa forma, usar embalagens reutilizáveis é um perfeito exemplo de logística reversa e as indústrias já estão investindo nessa prática, em grande escala.

O esforço mundial para a preservação do planeta

Seria injusto afirmar que apenas no Brasil existe defasagem em relação ao tratamento dos resíduos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas-ONU, a humanidade produz mais de dois bilhões de toneladas de lixo por ano.

Todo esse lixo é simplesmente descartado de formas inadequadas, provocando mais poluição e afetando a saúde de pessoas e animais.

É preciso incentivar o descarte correto de resíduos
É muito importante incentivar a prática do descarte adequado de resíduos

O descarte inadequado do lixo associa-se a outros tipos de poluição, como as que afetam o ar, o solo e as águas, além das sonoras e visuais.

Diante de um quadro tão preocupante, a ONU vem desenvolvendo esforços para envolver governos e iniciativa privada no cumprimento de medidas efetivas, visando a preservação do meio ambiente e a melhora na qualidade de vida da população mundial.

Para isso a ONU estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, assim como as normas ESG, da sigla em inglês para defesa do meio ambiente, sustentabilidade e formas adequadas de administração ou governança.

Você conhece as embalagens reutilizáveis HB?

HB SMR é uma empresa comprometida com a preservação do planeta, oferecendo ao mercado suas caixas reutilizáveis
Preservar o planeta é responsabilidade de todos

A HB SMR é uma empresa de aluguel de caixas plásticas reutilizáveis higienizadas, com atuação em todo o território nacional.

As Caixas HB atendem às principais exigências de uma cadeia logística sustentável e eficiente. São feitas de material plástico Food Safe, 100% reciclável, possuem um design anatômico e um sistema aprimorado de ventilação que protege os alimentos.

Além disso, a HB possui um processo de higienização de suas caixas, totalmente automatizado, com um aproveitamento de até 90% da água utilizada.

Por fim, um sistema de rastreamento através do software HBGo permite a localização exata das Caixas HB, em tempo real, durante todo o percurso do campo à cidade.

Agora podemos voltar à pergunta inicial. A resposta está com as embalagens reutilizáveis da HB SMR, uma empresa certificada ESG, que oferece ao mercado resultados como estes:

35% menos desperdício de alimentos;

96% menos danos, torções e amassamentos nos produtos;

53% de economia em mão-de-obra em toda cadeia de suprimentos, graças à facilidade de reposição e manuseio;

86% menos lixo sólido descartado na natureza;

60% menos emissões de CO₂;

90% menos consumo de água no processo de higienização.

HB SMR, as opções mais inteligentes em embalagens reutilizáveis!

 Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter