Logística Verde e a Reutilização Inteligente

Logística verde e a reutilização inteligente

Logística verde e a reutilização inteligente parecem ideias muito abstratas, mas neste artigo, vamos ver como as empresas podem aumentar sua lucratividade aplicando medidas ecológicas em toda a sua cadeia produtiva.

Entendendo logística verde e reutilização inteligente

Primeiramente, é importante saber que, apesar de a expressão “logística verde” aparecer cada vez mais nos meios de comunicação, ela não é novidade para as empresas que há muito se preocupam com as consequências de suas ações no meio ambiente.

Em síntese, logística verde compreende o conjunto de medidas implementadas em uma cadeia logística com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental.

A relação entre logística verde e reutilização inteligente faz parte destas iniciativas porque minimiza os danos à natureza e, comprovadamente, incrementa a viabilidade econômica das empresas.

Logística verde, reutilização inteligente e as Caixas HB

Comumente pensamos a cadeia logística como uma linha reta:

Produtor/Matéria-prima -> Transportador -> Indústria/Processamento -> Distribuição -> Clientes -> Descarte

Conforme as empresas vão aderindo às práticas mais sustentáveis, planejam cada uma dessas etapas visando diminuir desperdícios e aumentar a produtividade.

Especificamente em relação às operações envolvendo produtos perecíveis como frutas, verduras, legumes, pães, ovos e carnes, é crucial saber escolher a melhor embalagem para transporte, armazenamento e distribuição.

Sem sombra de dúvidas, as Caixas HB, desde 2015 presentes no mercado brasileiro, vêm revolucionando a logística.

Da colheita no campo até a exposição dos alimentos nos supermercados, as soluções HB são a opção mais inteligente em embalagens sustentáveis, começando pelo seu material de fabricação, o plástico FoodSafe, 100% virgem e reciclável.

No campo

O produtor rural pode colocar seus produtos diretamente nas Caixas HB, com toda tranquilidade. Elas são anatômicas, possuem formas arredondadas em seu interior e um aprimorado sistema de ventilação, tudo para manter o vigor e a aparência dos alimentos, diminuindo o desperdício e os riscos de contaminação.

No transporte

As Caixas HB permitem o transporte seguro dos produtos. São empilháveis, encaixáveis e, em associação com sua trava Lift-Lock System, reduzem os riscos de tombamento.

Na indústria

Grandes empresas processadoras de alimentos e cozinhas industriais podem contar com os benefícios das Caixas HB porque são higienizadas através de um rigoroso sistema atestado por laudo.

Nos armazéns

Por serem empilháveis, as Caixas HB otimizam a gestão dos armazéns e depósitos, facilitando operações como estocagem, picking e expedição.

Nos supermercados e demais varejistas

Além de favorecerem as operações internas e externas dos supermercados, as Caixas HB podem ir direto para as gôndolas graças ao seu belo design.

Complementarmente, o moderno software HB Go monitora todas as Caixas HB em tempo real, pois cada uma possui código de barras e QRCode.

Ademais, a HB SMR contribui para uma logística verde através da reutilização consciente de suas caixas, porque:

  • Disponibiliza as caixas para os clientes totalmente higienizadas, respeitando suas demandas de tempo e quantidade;
  • Contribui para a redução do lixo sólido e das emissões de CO2 porque as Caixas HB são recicladas após sua utilização, que pode durar até 120 ciclos.
Caixas HB contribuem para a sustentabilidade em cada etapa da cadeia logística

As Caixas HB revolucionam a logística com suas soluções sustentáveis

A soluções HB revolucionam a logística porque a cadeia de suprimentos deixa de ser apenas aquela linha reta mencionada anteriormente, na qual os recursos vão desde a extração até os aterros. Temos, assim, a logística verde, que se baseia em dois pilares:

  • Economia circular
  • Logística reversa

Na economia circular, ao contrário da logística usual, a atividade econômica apoia-se no consumo de recursos renováveis, reutilizáveis e não tóxicos, envolvendo o compartilhamento de bens e serviços e o emprego de tecnologias digitais.

Por sua vez, a logística reversa é parte de ambas, da economia circular e da logística verde. Aqui o cliente não é mais o último elo da cadeia produtiva e responsável pelo descarte de resíduos.

Certamente, as inúmeras iniciativas de devolução de embalagens por parte de grandes empresas são exemplos de que todos os envolvidos na cadeia produtiva são igualmente responsáveis pela prática da sustentabilidade.

A fim de tornar mais visível a prática da logística reversa, vejamos como se dá o ciclo das Caixas HB:

O ciclo produtivo das Caixas HB envolve a logística reversa

Logística verde, reutilização inteligente e aumento da lucratividade

Comprovadamente, as empresas que praticam ações de sustentabilidade vendem mais e conquistam mais parceiros.

Já em 2019, a Federação da Indústria do Paraná – FIEP – divulgava uma pesquisa segundo a qual 87% dos brasileiros preferiam comprar de empresas sustentáveis.

Cortar desperdícios significa reduzir custos e aumentar o desempenho.

Em outras palavras, a responsabilidade ambiental é um diferencial competitivo que agrega valor às marcas.

Reutilizar, reduzir, reciclar

Estes são os conhecidos 3 Rs da Sustentabilidade, mas que podem ser ampliados para 5, como descrevemos no artigo “Caixas Sustentáveis para Hortifrútis”.

Apesar de apenas o terceiro – Reciclar – ser constantemente mencionado e incentivado, Reutilizar e Reduzir são igualmente importantes. Juntos, significam prolongar a vida útil de um produto ou dar-lhe outra finalidade. Ambos revertem a tendência de descartar tudo o que aparentemente não é mais útil.

A HB SMR coloca todos esses objetivos em prática. Suas caixas são reutilizáveis, reduzem o consumo de embalagens descartáveis como as de papelão com seu consequente inadequado descarte de lixo sólido, e como as de madeira com a elevação dos índices de CO2 na atmosfera.

Por fim, são recicladas, como vimos acima.

Caixas HB, a solução sustentável do produtor rural às gôndolas dos varejistas

Com a palavra, a automação

Colocar em prática os princípios da logística verde e da reutilização inteligente, exige mudança de consciência. Isso inclui a presença dos meios digitais para tornar todos os processos mais ágeis e seguros.

Nesse sentido, o sistema HB Go, citado anteriormente, tem sua eficácia comprovada. Ao rastrear suas caixas em todo o percurso do campo à cidade, a HB SMR coloca o sistema de caixas retornáveis para o transporte de FLVs e demais produtos perecíveis, no coração da logística verde e do conceito de reutilização, tal como exigem empresas e consumidores comprometidos com a preservação da natureza e do futuro do planeta.

Não por acaso, a HB SMR é, hoje, uma das principais empresas brasileiras detentoras da Certificação ESG.

Leve as soluções inteligentes HB SMR para a sua empresa e seja também nosso parceiro na garantia do bem-estar para as novas gerações.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter