Estimativa da safra de cerejas e frutas de caroço na América Latina

Na Argentina, a produção de pêssegos e nectarinas deve ser similar ao do ano passado e atingir 210 mil ton. No caso das ameixas, a expectativa é de que haja uma leve recuperação em relação à safra passada, que foi de aproximadamente 61 mil ton.  Portanto devemos ter uma oferta e qualidade normal.

No caso do Chile, para os pêssegos e nectarinas, o volume nesta safra 2021-22 tem uma previsão de colheita de 104 mil ton, 18% acima da safra passada.  As ameixas, que tiveram uma forte quebra na safra passada, terão um leve incremento de produção de 15%, saindo de 121 mil ton para 139 mil ton nesta safra 2021-22.

No caso das cerejas, a Argentina segue aumentando a produção, mas mirando bastante o mercado chinês.  A produção estimada é de 5 a 7 mil ton. O Chile, 4º maior produtor e principal exportador de cerejas do mundo, estima uma safra recorde de 397 mil ton, crescimento aproximado de 3% sobre 2019-20, e de 55% sobre 2018-19.  No entanto, alguns fatores como falta de água, escassez de mão de obra, problema no transporte marítimo pela falta de containers e a incerteza da demanda dos principais mercados como a China, podem impactar o escoamento da safra.

Dado os fatos elucidados acima, teremos que aguardar mais algumas semanas por mais desdobramentos em relação à safra, e não ocorrendo nenhuma adversidade climática, teremos safras boas na América do Sul de frutas de caroço e cerejas.

Pelo lado das estratégias de comercialização, tudo indica que o Chile buscará diversificar sua comercialização com outros países além da China, e este movimento pode ser muito favorável ao mercado brasileiro, pela proximidade e potencial.  Obviamente que o fator câmbio (desvalorização do Real) impactará nos preços da fruta importada.

Samir Ruggiero foi responsável por toda a programação de frutas importadas no Grupo Pão de Açúcar, teve passagens pelo Starbucks e pela distribuidora de frutas Benafrutti.  Atualmente atua como consultor e faz uma análise da safra de cerejas e frutas de caroço que tem uma importância grande nas vendas do FLV no final de ano. 

Você pode se interessar também

Cadastre-se

Receba nossas novidades por e-mail e saiba mais
sobre como estamos inovando no setor de embalagens