Cadeia de Suprimentos Eficiente

Uma cadeia de suprimentos eficiente é determinante para a rentabilidade e a produtividade das empresas.

O objetivo final dos envolvidos em todas as etapas é a total satisfação dos clientes, que precisam receber seus produtos em perfeitas condições.

Afinal, esse é o grande diferencial em um setor tão competitivo como é o mercado de frutas, verduras, legumes e demais perecíveis.

Obviamente, é necessário atingir esse objetivo maximizando os lucros, reduzindo custos e respeitando os princípios da sustentabilidade.

Assim, descubra, neste artigo, como as Caixas HB contribuem para uma cadeia de suprimentos eficiente, economizando tempo e recursos.

Elementos essenciais para uma cadeia de suprimentos eficiente

Logística

Qualidade, eficiência e rapidez na entrega de produtos dependem de uma logística eficiente em toda a cadeia de suprimentos, sobretudo quando se trata de FLVs, altamente perecíveis e sujeitos a danos.

Portanto, produtores, transportadores, atacadistas e varejistas precisam estar conectados mediante um gerenciamento logístico que, na verdade, começa já na colheita.

Em seguida, sempre é bom lembrar que as etapas de transporte, armazenamento, distribuição e exposição dos produtos, precisam conservar sua aparência e valor nutricional até chegar à mesa dos clientes finais.

Sem uma logística inteligente nada disso é possível.

Transporte

O produtor rural, após a colheita de seus produtos, precisa contar com um transporte eficiente. Dele depende a segurança dos alimentos em sua circulação pela cadeia de suprimentos.

Normalmente, os produtores rurais já enfrentam dificuldades com as estradas, nem sempre bem conservadas, fator determinante na rapidez das entregas.

Sem dúvida, um transporte adequado é altamente responsável para redução do desperdício, ao evitar perdas por amassamentos, torções e tombamentos.

Cadeia de suprimentos eficiente

Armazenagem

O cuidado com armazenagem e estoque é vital em uma cadeia de suprimentos de FLVs eficiente. Estão ligados tanto ao transporte externo quanto ao interno, pois as operações de recepção, redistribuição e exposição dos produtos devem, necessariamente, ser ágeis. Aqui também é preciso reduzir perdas e desperdícios.

Tanto atacadistas quanto varejistas possuem seus depósitos ou centros de distribuição e, em consequência, seus respectivos sistemas de controle e manuseio das mercadorias que chegam e saem.

Distribuição

Estamos falando de uma cadeia de suprimentos eficiente, ou seja, todas as etapas têm seus resultados interconectados. A falha em uma delas acarreta falha nas demais.

Dessa forma, podemos afirmar que a distribuição é uma atividade meio, entre transporte e armazenamento, seja externa ou internamente a uma empresa. O desacerto nas entregas compromete toda a cadeia e a imagem das empresas envolvidas junto ao público consumidor.

Sendo assim, a distribuição do atacadista para o varejista e a própria disposição no PDV devem se prender aos mesmos critérios de cuidado com o manuseio e a agilidade dos produtos e se submeterem a rotinas práticas e eficientes.

Automação

Atualmente, é impensável gerenciar uma cadeia de suprimentos eficiente sem os modernos sistemas de automação.

A tecnologia está transformando todos os processos logísticos, em especial dos produtos FLV. A integração de todas as etapas citadas até agora se dá de forma inteligente através do uso de recursos e softwares específicos para esse setor que podem rastrear todo o percurso dos produtos desde o produtor até o lojista.

Em consequência, colheita, transporte, armazenamento e distribuição ganham em eficiência, produtividade e rapidez.

Embalagem

Em listas comuns, a embalagem é o último item, no entanto, ela é o primeiro.

Não apenas para o acondicionamento dos produtos em si, mas para todas as etapas da cadeia de suprimentos, a embalagem é o fiel da balança.

Dessa forma, os produtos FLV precisam ser acondicionados em embalagens que lhes assegurem temperatura mais estável, frescor e segurança para que cheguem apetitosos e bem conservados às prateleiras dos supermercados, desde o momento da colheita.

Indo além, uma cadeia de suprimentos eficiente precisa de um sistema completo de embalagens, ou seja:

São higienizáveis? Reutilizáveis? Recicláveis? Como são disponibilizadas?

Como otimizar a cadeia de suprimentos para que ela seja eficiente

Descubra como as Caixas HB otimizam a cadeia de suprimentos, economizando tempo e recursos

As Caixas HB são a resposta para todas essas perguntas e, por extensão, atendem a todos os requisitos de cada uma das etapas de uma cadeia de suprimentos como vimos até agora.

  • Elas oferecem todas as condições para uma logística inteligente, da colheita às gôndolas dos supermercados.
  • Seu material de fabricação é o plástico FoodSafe, material virgem, sem impurezas;
  • São higienizáveis, retornáveis e recicláveis – são entregues higienizadas e prontas para proteger, preservar e valorizar a exposição dos produtos;
  • Possuem formas arredondadas em seu interior e um sistema inovador de ventilação para a preservação da aparência, do valor e das qualidades nutricionais dos produtos transportados;
  • Suas pegas são ergonômicas para facilitar e acelerar o manuseio;
  • São encaixáveis e empilháveis;
  • As travas Lift-Lock System reforçam o empilhamento e facilitam a desmontagem e a paletização das caixas, otimizando o espaço no transporte de retorno;
  • Cada caixa possui código de barras e QRCode;
  • O exclusivo software HB Go rastreia em tempo real as Caixas HB durante todo o percurso, do produtor ao supermercado. A HB se encarrega do processo de higienização de suas caixas e as disponibiliza na quantidade exata e no momento preciso de cada produtor ou transportador;
  • O varejista tem, ainda, a vantagem de colocar os produtos diretamente em suas prateleiras, porque as Caixas HB são um belo display que valoriza a aparência dos produtos e ainda prolongam o shelflife.
O software HB Go favorece o monitoramento das Caixas HB para que a cadeia de suprimentos seja eficiente e responsável.

Outros benefícios das Caixas HB

Graças às suas características exclusivas, as Caixas HB reduzem significativamente o descarte de lixo sólido na natureza e a emissão de CO₂ na atmosfera.

Igualmente, contribuem para uma drástica redução no desperdício de alimentos, nas perdas e quebras de produtos durante o transporte, tombamentos e exposição;

Facilitam a operação de manuseio e contribuem para a prevenção de lesões por esforço repetitivo;

São reutilizáveis em até 120 ciclos e, após esse período, são totalmente recicladas, ou seja, transformadas em outros produtos de valor, para continuar servindo a sociedade.

Concluindo, as Caixas HB proporcionam eficiência, segurança e agilidade aliadas à sustentabilidade, respeito a todos os integrantes da Cadeia de Abastecimento Alimentar, ao meio ambiente e ao consumidor.

Solicite seu orçamento

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter