Armazenar e Transportar Hortifrutis: 5 Dicas

Armazenar e transportar hortifrutis

Armazenar e transportar hortifrutis: 5 Dicas para realizar uma entrega impecável.

Sem dúvida nenhuma, os hortifrutis possuem especificidades que os diferenciam de outros produtos, exigindo atenção e cuidados redobrados em relação a armazenamento, transporte e exposição.

Se você é produtor ou distribuidor de frutas, verduras e legumes, este artigo é especial para você.

Vamos deixar algumas dicas importantes sobre como armazenar e transportar hortifrutis, respeitando as características únicas desses produtos.

OS HORTIFRUTIS CONTINUAM PRECISANDO DE CUIDADOS MESMO APÓS A COLHEITA

Armazenar e transportar hortifrutis

Quem lida com frutas, verduras e legumes sabe. Esses produtos, após serem colhidos, de certa maneira continuam “vivos”. Precisam de ar para continuar “respirando”, mantendo o maior tempo possível os nutrientes que recebiam enquanto estavam ligados à natureza.

Em outras palavras, precisam continuar em condições adequadas de umidade, temperatura e circulação de ar para chegarem saudáveis e vistosos à mesa dos consumidores finais.

Além disso, os hortifrutis são muito delicados. Portanto, as soluções para transporte e armazenamento de hortifrutis precisam, necessariamente, levar em conta essas especificidades, a começar pelas embalagens de transporte.

Evitar o desperdício e preservar o meio ambiente: sustentabilidade no transporte e armazenamento de hortifrutis

Armazenar e transportar hortifrutis
Preservar as condições em que vivemos neste planeta deixou de ser um mero modismo há muito tempo.

Temos, no Brasil, uma grande capacidade de produção de produtos no setor de alimentos, graças à diversidade de climas e de solo, mas a balança pesa para o lado do desperdício.

Há perdas de alimentos em todas as fases da cadeia de suprimentos, desde o momento da colheita, passando pelo transporte, até as movimentações nos supermercados.

Assim sendo, as condições inadequadas de manuseio podem comprometer a qualidade dos vegetais, causando perdas, contaminações e, claro, prejuízos para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.

Em acréscimo, temos a escolha do tipo de embalagem de transporte utilizado. É da mais alta importância reduzir o uso de materiais responsáveis pelo acúmulo de lixo sólido no meio ambiente, como o papelão, ou os responsáveis pelo aumento de CO2 no ar ao serem descartados pela queima, como a madeira.

Consumidores mais exigentes: a importância do cuidado no transporte e armazenamento de hortifrutis

Armazenar e transportar hortifrutis

O comportamento do consumidor mudou.

Atualmente, graças à internet, os consumidores têm acesso a grande número de informações e pesquisam muito antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Entre as muitas tendências modernas, a valorização de uma alimentação equilibrada ganha destaque. O consumo de frutas, verduras e legumes tem aumentado significativamente, em especial os orgânicos.

Portanto, a exposição de hortifrutis é fundamental para a decisão de compra dos consumidores. Sua aparência é tão importante quanto o seu valor nutricional e isso depende das condições em que os alimentos são transportados desde o produtor rural até a gôndola dos supermercados.

Inegavelmente, a satisfação com a qualidade dos produtos é decisiva para a fidelização dos clientes.

Armazenar e transportar hortifrutis: soluções para toda a cadeia produtiva

A otimização de toda a cadeia produtiva é fundamental para garantir que os hortifrutis cheguem aos varejistas bem conservados e apetitosos.

No entanto, além das questões relacionadas ao acondicionamento dos alimentos durante o transporte, há a necessidade de monitoramento dos produtos e das caixas ao longo do percurso.

Nesse aspecto, todos os envolvidos na cadeia de suprimentos lidam com altos índices de perdas, extravios e erros de entrega.

Hoje, já existem soluções inteligentes para reduzir, através da automação, essas estatísticas.

Otimizar toda a cadeia produtiva de hortifrutis, em relação a transporte e armazenamento, significa implementar uma solução de embalagens de transporte que possam receber os produtos no momento da colheita e seguir com eles até os varejistas, onde serão finalmente expostos, ou seja, soluções únicas para todo o ciclo.

A importância de escolher quem forneça soluções para todas as etapas da cadeia produtiva, e não apenas embalagens

Armazenar e transportar hortifrutis

As soluções logísticas para o transporte e o armazenamento de hortifrutis visam, justamente, todo o processo ao longo da cadeia de alimentos.

Por essa razão, em se tratando de armazenar e transportar alimentos, a escolha de um fornecedor não pode se reduzir apenas à embalagem.

Em outras palavras, a embalagem para transporte deve estar acoplada a soluções que contemplem desde a qualidade do material com o qual as caixas são fabricadas, suas vantagens para a conservação e proteção dos alimentos, até o sistema de monitoramento, passando pela higienização e o tipo de serviço oferecido – aluguel ou aquisição de caixas.

Evidentemente, esse fornecedor deverá se mostrar comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Afinal, estamos falando de produtos vindos diretamente da natureza. Precisamos de boas condições para continuar sua produção e, em consequência, continuar garantindo a alimentação da população.

Diante do exposto, seguem as 5 dicas para armazenar e transportar hortifrutis:

DICA NÚMERO 1: Armazenar e transportar hortifrutis começam com a escolha da embalagem adequada desde a colheita

Utilizar embalagens de transporte e armazenamento exclusivas para hortifrutis é o primeiro passo.

Portanto, elas precisam ser:

  • Produzidas em material resistente;
  •  Higienizáveis;
  • Com um formato que reduza torções e amassamentos, permitindo, ao mesmo tempo, a circulação do ar em seu interior;
  • Empilháveis de forma segura, evitando movimentações bruscas e tombamentos.

DICA NÚMERO 2: Escolher uma linha de embalagens que possibilite o transporte e o armazenamento de diferentes produtos

Quem trabalha com a produção de diferentes tipos de hortifrutis precisa de uma solução para armazenamento e transporte dos seus produtos de forma separada, a fim de otimizar espaço tanto nos caminhões quanto nos armazéns.

A dica número 2, portanto, é escolher embalagens que permitam o transporte em uma mesma carga.

Paralelamente, é preciso considerar os pequenos e médios produtores que trabalham com hortifrutis e algumas criações, como galinhas, patos, suínos e bovinos. Esses precisam de soluções para o transporte conjunto de ovos e de carne, desde que estejam regularizados diante dos órgãos competentes.

Para completar, a mesma embalagem deverá servir como display nas prateleiras dos supermercados. Isso permitirá reduzir o tempo de manuseio, assim como conservará a boa aparência dos alimentos.

DICA NÚMERO 3: Optar por um bom sistema de monitoramento dos produtos e das caixas de transporte de alimentos

A fim de reduzir a quantidade de perdas de caixas para o transporte de hortifrutis, assim como os extravios e entregas erradas, é imprescindível a implementação de um efetivo sistema de monitoramento.

Há diversos serviços de rastreamento para o setor de alimentos, mas poucos oferecem o serviço de acompanhamento da movimentação das embalagens de transporte como parte de uma solução completa que envolva o fornecimento de caixas modernas, sua higienização e um sistema de comercialização funcional.

DICA NÚMERO 4: Verificar se o fornecedor das caixas é de fato comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente

Ao seguir essa dica, produtores e distribuidores de hortifrutis devem verificar se as soluções propostas pelo fornecedor de caixas para transporte de hortifrutis são reais. Algumas perguntas podem ajudá-los nessa pesquisa:

  • O material das caixas é reciclável?
  •  Como se dá a reciclagem desse material?
  • Quais são as características das caixas para preservar os alimentos?
  •  Qual é o sistema de higienização das caixas?

DICA NÚMERO 5: A escolha do fornecedor das caixas para armazenar e transportar hortifrutis

Chegamos, então, ao ponto decisivo. Produtores e distribuidores de frutas, verduras e legumes estão, cada vez mais, optando pelo sistema de aluguel de caixas retornáveis para armazenar e transportar seus produtos.

As exigências crescentes do mercado, a concorrência cada vez mais acirrada, os novos hábitos dos consumidores, enfim, uma situação complexa pressiona todos os atores da cadeia de suprimentos a encontrarem soluções eficientes e ágeis, para reduzir gastos, otimizar os resultados e melhorar os lucros.

A HB SMR, empresa de renome internacional há mais de 30 anos no mercado de embalagens retornáveis para transporte de hortifrutis, está no Brasil desde 2015.

Suas caixas possuem todas as características necessárias para transportar alimentos em total segurança, conservando-os com boa aparência e com todo o seu valor nutricional dos produtores rurais aos supermercados.

As embalagens HB são produzidas em plástico FoodSafe, com design anatômico que protege os alimentos e com um moderno sistema de ventilação para manter a circulação do ar em seu interior com aumento do shelf life. São empilháveis e um sistema único de trava garante a estabilidade das pilhas. Tais características permitem a redução de torções, amassamentos, contaminações e quedas.

Ademais, a HB possui caixas em diferentes tamanhos e especificidades para transportar desde frutas de pequeno tamanho, como laranjas, maçãs e morangos até grandes alimentos como abóboras e melancias. São perfeitas igualmente para o transporte de carnes. Além disso, a HB também fornece caixas para transporte de ovos.

O sistema de higienização HB é pioneiro, extremamente rigoroso e totalmente automatizado. 90% da água utilizada é reaproveitada.

As caixas possuem Código de Barras e QRCode e o rastreamento é feito pelo moderno software HBGo. Perdas, extravios e erros de entrega são plenamente minimizados.

As caixas são comercializadas pelo sistema de economia circular, como locação.

Uma rede de 14 Centros de Distribuição localizada de norte a sul do país está pronta para atender a produtores e distribuidores de hortifrutis, facilitando o armazenamento e o transporte de seus produtos.

Leve as soluções HB para a sua empresa.

Solicite seu orçamento

 #hbsmr #caixasretornaveis  #transportedealimentos #FLV  #caixassustentaveis

Compartilhe:

Mais Posts

Envie-nos uma Mensagem

Nosso objetivo é ajudar as pessoas da melhor forma possível. Este é um princípio básico em todos os casos e motivo do nosso sucesso. 

CONECTE-SE COM A HB

Newsletter

Cadastre-se para nossa newsletter